ULTIMAS NOTICIAS

MONUMENTO DA 2° GUERRA MUNDIAL PASSA DESPERCEBIDO EM MORRINHOS.

Um pequeno e tímido monumento Histórico tem passado despercebido aos olhares de Milhares de pessoas que trafegam pela Praça do Mercado em Morrinhos, em um local quase que sem destaque algum se encontra uma tímida placa memorial dos Morrinheses Expedicionários que serviram ao exercito Brasileiro na Segunda Guerra Mundial, relatos é que em sua maioria ficaram no Litoral Brasileiro.

O que não tira nenhum mérito já que uma das forças dos Nazistas era seus Submarinos que atacavam as costas litorâneas, em ataque alemão seis navios brasileiros foram afundados por seus submarinos, o que resultou na morte de mais de 600 pessoas. fato que comoveu a nação, que passou a pressionar Vargas a declarar guerra à Alemanha, Fator central que leva o Brasil a declarar oficialmente guerra contra as potências do Eixo.

A Praça em Morrinhos, tradicionalmente conhecida como “praça do mercado” na verdade se chama: Praça Monte Castelo, que é uma alusão a 2° Guerra Mundial na chamada Batalha de Monte Castelo, Batalha essa entre as tropas aliadas contra os Nazistas, que tentavam conter avanço dos aliados no Norte da Itália. Esta batalha marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito.

Com um número elevado de mortes de Brasileiros e dias de entrave o Monte Castelo foi tomado pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), Anos mais tarde o município Italiano em agradecimento aos pracinhas construiu no monte um monumento chamado ai Caduti Brasiliani(em português, aos Brasileiros Mortos).

A segunda Guerra é um marco na Historia da Humanidade, dentre elas a evolução tecnológica que levou o Homem a Lua, bem como o levante de Potências econômica e politica, entre outras que aqui se poderia se elencar.
Essa pequena e simples Introdução é apenas para e alertar tanto a comunidade de Morrinhos bem como o poder publico da referencia Histórica que a cidade tem da 2° Guerra Mundial.

Que tal monumento possa sempre receber o valor estrutural que devidamente merece, e que esse monumento não possa passar despercebido como tem passado.

“Se não fizermos memórias aos nossos Heróis, contribuímos para que seus feitos sejam apagados da história!” (Ivo Kretzer)
POR: LEONARDO MOREIRA.

COMPARTILHAR:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *