A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Vigilância Sanitária, realizou nesta sexta-feira (3) uma série de vistorias em bares, restaurantes e distribuidoras de bebidas do município. A ação tem como objetivo reforçar a segurança alimentar e garantir que somente produtos de procedência regular sejam comercializados.
A medida acompanha o alerta feito pelo Ministério da Saúde sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, substância altamente tóxica que pode causar graves problemas de saúde, como cegueira, insuficiência renal e até a morte.
De acordo com a coordenadora de Vigilância Sanitária de Morrinhos, Miriam Cordeiro, as fiscalizações começaram nesta semana e têm caráter preventivo:
“A Vigilância Sanitária trabalha em primeiro lugar com prevenção de riscos à saúde humana. Diante da situação que o país enfrenta, com casos graves e até óbitos após o consumo de bebidas contaminadas por metanol, intensificamos as ações em Morrinhos. Estamos realizando fiscalização em estabelecimentos que comercializam bebidas e cigarros, incluindo cigarros eletrônicos, que são proibidos pela Anvisa. Em caso de detecção de produtos falsificados, ocorre a apreensão e a aplicação das penalidades previstas”, explicou.
A coordenadora reforçou ainda a responsabilidade dos comerciantes:
“Nossa orientação é para que os comerciantes tenham muito cuidado com a procedência dos produtos que compram e revendem. Quando colocam à disposição do consumidor um produto falsificado, além de penalidades na esfera sanitária, também assumem risco criminal. Essa é uma ação necessária para a proteção da saúde humana e contamos com a compreensão de todos.”
As operações contam com o apoio da Polícia Militar e da Secretaria de Indústria e Comércio.
A Prefeitura de Morrinhos orienta a população a adquirir bebidas apenas em estabelecimentos de confiança, evitando o consumo de produtos sem procedência comprovada. Em caso de suspeita, denúncias podem ser feitas diretamente à Vigilância Sanitária.