Em uma iniciativa pioneira no setor elétrico goiano, Superintendência da Polícia Técnico Científica de Goiás (SPTC) e a Equatorial Goiás formalizaram, nesta quarta-feira (22/05), uma parceria inédita para reforçar o combate ao furto de energia no estado.
O acordo inclui a cessão de aparelhos usados para identificar manipulações em medidores de energia elétrica e capacitação prática para os peritos criminais.
Durante o evento na sede da Equatorial, em Goiânia, os profissionais receberam treinamento sobre o uso dos dispositivos, que agora integram o acervo técnico da Polícia Científica para a apuração de ligações clandestinas e fraudes.
“Essa parceria vai facilitar o atendimento após operações de combate ao furto de energia. Com os novos aparelhos, os atendimentos serão agilizados, já que as análises dos medidores recolhidos nessas ações poderão ser feitas diretamente em nosso laboratório de engenharia”, afirma o gerente de criminalística da Polícia Científica do Estado de Goiás, Fabrício Oda.
Os equipamentos, idênticos aos utilizados pela Equatorial em inspeções, permitem identificar fraudes em relógios de energia. Com isso, os peritos ganham uma ferramenta essencial para confirmar tecnicamente o furto, reunir provas e embasar laudos usados em processos criminais e judiciais.
A iniciativa também estabelece um protocolo de atuação conjunta para casos complexos, com troca de informações e apoio técnico da distribuidora às investigações realizadas pela Polícia Científica.