ULTIMAS NOTICIAS

Agropecuária em Goiás registra saldo positivo de emprego em todos os meses de 2020

De janeiro a julho deste ano, o setor agropecuário foi responsável pela criação de 7.064 novos postos de trabalho em Goiás. O segmento registrou saldo positivo de empregos em todos os meses de 2020, ou seja, quando o número de admissões foi maior que de demissões. Só em julho, foram 504 novas vagas em atividades ligadas à agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura. Somando com dados da indústria da área de alimentação – cuja matéria-prima tem origem na agropecuária -, a quantidade aumenta, pois só a área de fabricação de produtos alimentícios teve saldo de 1.145 novos postos de trabalho no mês passado. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, apesar de a Covid-19 ter impactado diversos setores da economia, a agropecuária não parou as atividades ao longo do ano e isso refletiu de forma positiva na criação de empregos. “Enquanto outros segmentos passaram por dificuldades na contratação de mão de obra e por desemprego, a agropecuária se manteve na contramão dos índices, promovendo a inclusão de pessoas no mercado de trabalho e contribuindo para a geração de renda e o desenvolvimento de cidades”, disse o secretário.

Antônio Carlos enfatiza que o agro contribuiu não só para criar novos postos de trabalho no campo, mas também por incentivar, principalmente nos últimos dois meses, a retomada de vagas em setores como a indústria. “Algumas áreas dependem do agro como fonte de matéria-prima para suas atividades, como é o caso da indústria de alimentos, que registrou um dos maiores saldos positivos de emprego no mês passado”, comemora.

O secretário acrescenta também que o setor agropecuário alcança resultados expressivos, principalmente na safra de grãos e em exportações, o que proporciona mais segurança para que produtores possam investir na atividade e, por consequência, oportunizar mais vagas de trabalho.

“É preciso reforçar ainda que o Governo de Goiás atua para fortalecer o agro e as cadeias produtivas deste setor, o que permite levar melhorias para todos que atuam direta ou indiretamente no meio rural”, informa o secretário. Ele explica que as ações vão desde internet em assentamentos rurais e operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos até investimentos em obras como barragens e entrega de máquinas e implementos agrícolas para melhoria da infraestrutura rural. “Temos seguido a orientação do governador Ronaldo Caiado em desenvolver políticas públicas, assim como levar projetos e melhorias para permitir a criação de emprego e renda, especialmente para as regiões mais vulneráveis no nosso Estado”, destacou o secretário.

COMPARTILHAR:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: