ULTIMAS NOTICIAS

CRESCE EM 28% NÚMERO DE OCORRÊNCIAS DE QUEDA DE ENERGIA POR PIPA NA REDE ELÉTRICA

Pipas e rede elétrica são uma combinação perigosa. Quando não se leva em consideração a segurança, a brincadeira pode ocasionar desligamentos na rede de energia e até provocar acidentes graves. Entre janeiro e agosto deste ano houve aumento de 28% nas interrupções do fornecimento provocadas por pipas, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Goiânia e Aparecida são as cidades que concentram o maior número de ocorrências. Somente os dois municípios respondem por cerca de 35% de todos os casos do Estado. Enquanto Goiânia teve uma queda de -7,85% nas interrupções de energia causadas por pipas, contudo, Aparecida apresentou um aumento de 26,35%. Anápolis, por sua vez, teve crescimento de 155% nesse tipo de ocorrência
Somente neste ano mais de 185 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica por conta do contato de pipas com a rede elétrica. Equipes da distribuidora precisaram fazer os reparos necessários na rede elétrica e substituir parte dos fios para restabelecer o serviço para a população.
Abaixo, algumas orientações importantes:

– Soltar pipas perto da rede elétrica é muito perigoso. Elas podem enroscar nos fios com risco de descarga elétrica. Materiais metálicos também não devem ser utilizados na fabricação deste brinquedo, pois conduzem eletricidade, aumentando a chance de choque elétrico, podendo causar até a morte de uma pessoa.

– O uso da chamada linha chilena, que possui poder de corte quatro vezes maior que o cerol tradicionalmente usado nas pipas, tem agravado ainda mais a situação. O risco de acidentes fatais é alto para pedestres e motociclistas e os danos à rede elétrica também são maiores.

- Não encostar em qualquer objeto estranho que esteja pendurado à rede elétrica.

– O uso de cerol (pó de vidro com cola) oferece mais um risco: ele corta a camada de borracha que reveste os fios de alumínio ou de cobre, criando a situação de transferência de corrente elétrica. Além disso, o uso de cerol também pode provocar acidentes com motociclistas.

– O lançamento de pipas, sapatos, bolas, marimbas, bandeirinhas e balões pode causar acidentes graves. As linhas das pipas cortam os cabos elétricos, além de gerar risco de descargas elétricas no momento em que o objeto encosta na rede e as pessoas se arriscam também ao tentar recuperar pipas e outros itens presos na fiação.

– A população não deve tentar mexer em qualquer componente da rede elétrica, como a fiação aérea, por exemplo. Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede elétrica.

COMPARTILHAR:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: