ULTIMAS NOTICIAS

Deccor cumpre mandados no Detran em operação que investiga cartel de empresas de estampagem de placas

Policiais civis cumprem na manhã desta terça-feira (29) 31 mandados de busca e apreensão na sede do Detran-GO, em empresas e casas de pessoas investigadas. As ordens judiciais foram expedidas no âmbito da Operação Colludium, que investiga uma suposta formação de cartel na prestação de serviço de estampagem de placas veiculares.
Segundo Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor), são 20 alvos em Goiânia; dois em Anápolis; quatro em Aparecida de Goiânia; um em Porangatu; um em Valparaíso de Goiás; um em Senador Canedo; dois em Santo Antônio de Goiás; e um em Trindade. Foram apreendidos documentos, celulares e computadores. São investigadas nesta operação 24 pessoas jurídicas e nove pessoas físicas.
As investigações da Deccor começaram em fevereiro. De acordo com a Polícia Civil, existiriam duas organizações criminosas distintas. Uma delas teria atuado até o ano de 2018. Outra que estaria operando atualmente, utilizando-se do mesmo esquema criminoso da antecessora.

Segundo a Deccor, empresários do ramo de fabricação e estampagem de placas veiculares teriam se unido para formar um cartel, empregando, para isso, várias empresas em nomes de “laranjas” e familiares. A formação de cartel se deu na prestação de serviço de estampagem de placas veiculares.

Além disso, há indícios de que suspeitos de integrar o grupo cobravam R$ 70 mil de empresários interessados em credenciar suas empresas no ramo de estampagem. O esquema teria a participação de servidores do Detran. A Deccor informou que ainda calcula o prejuízo aos cofres públicos, mas ressaltou que o tabelamento de presos causa maior dano ao cidadão que precisa do serviço.

Participaram da operação 150 policiais civis e cinco peritos da SPTC. A investigação apura a ocorrência dos crimes de formação de cartel, corrupção passiva e organização criminosa. No bojo da operação, uma pessoa foi presa em flagrante delito pelo crime de posse irregular de arma de fogo.

COMPARTILHAR:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: