A Secretaria da Saúde de Goiás recebeu as primeiras 16 mil doses da vacina Butantan-DV, a primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo, desenvolvida e produzida integralmente pelo Instituto Butantan no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
As doses estão na Rede de Frio em Goiânia e serão distribuídas para os municípios, de acordo com a estratégia estabelecida em parceria com eles. A imunização começa pelos trabalhadores em saúde e profissionais da Atenção Primária em todo o país. A nova vacina é mais uma ferramenta de saúde pública para reduzir a chance de ocorrência de casos graves e óbitos.
Aprovada pela Anvisa, a vacina é indicada para pessoas de 12 a 59 anos e utiliza a tecnologia de vírus vivo atenuado, com uma proteção ampla, que abrange os quatro sorotipos do vírus.
Vacina e prevenção
A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES/GO, Flúvia Amorim destaca que a vacina deve ser aliada às ações de vigilância.
“A vacina amplia nossa capacidade de resposta frente à dengue, mas ela precisa caminhar junto com as ações permanentes de vigilância, controle do vetor e mobilização da população. Somente com esse conjunto de estratégias conseguiremos reduzir de forma sustentável o impacto da doença.”
