Spread the love

A iniciativa do Governo de Goiás de instituir a Política Estadual de Fomento à Inovação em Inteligência Artificial (IA) – já aprovada em primeira votação pela Assembleia Legislativa – chamou a atenção de gigantes do setor tecnológico com sede em Nova York, nos Estados Unidos.

Na cidade desde o fim de semana para uma série de eventos e reuniões bilaterais, o governador Ronaldo Caiado foi convidado pela multinacional Amazon para apresentar os detalhes da proposta goiana, a primeira política pública estruturada sobre IA elaborada por um estado brasileiro.
Nesse contexto, a proposta de Goiás se destaca ao estabelecer uma abordagem abrangente e transparente para o uso da inteligência artificial. Entre as medidas previstas estão:

a criação de uma plataforma de software aberto — auditável e acessível à sociedade —,
a implantação de um Núcleo de Ética em IA,
a inclusão de conteúdos sobre inteligência artificial no currículo do ensino fundamental e médio,
além da capacitação de servidores públicos para aplicação da tecnologia nos órgãos governamentais.
A estratégia também contempla a chamada “diplomacia da IA”, com parcerias internacionais e integração entre centros de pesquisa globais e instituições brasileiras. Goiás já ocupa posição de referência na área, abrigando o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG) — um dos maiores da América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!