Em 1978 começava uma história de sucesso. Pensando em conquistar benefícios um grupo de 280 produtores rurais se uniram e fundaram a Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos. O primeiro presidente, o saudoso Sebastião Rodrigues de Godoy, provou que através da união e parceria era possível mudar a vida de muita gente e de muitas propriedades rurais. Hoje, 44 anos depois, a Complem deu um salto gigantesco: são 13 filiais espalhadas em regiões estratégicas, três centros de distribuição (Aparecida de Goiânia, Brasília e Morrinhos), uma fábrica de laticínios, fábricas de ração e suplementos minerais, um armazém graneleiro, posto de combustíveis e, recentemente, uma farmácia. Atualmente, a Complem é uma verdadeira Cooperativa mista de prestação de serviços com um portfólio de mais de 25 mil itens, saltando de 280 para seis mil cooperados e a meta é atingir, em breve, 10 mil, prova de seu fortalecimento e credibilidade. Tecnologias de ponta adotadas nas indústrias e no armazém. Logística reestruturada, novos produtos na linha de nutrição animal e lácteos, tudo para atender às necessidades dos cooperados, clientes e consumidores.
Sem dúvida, o cooperativismo é responsável pelo crescimento e desenvolvimento econômico de um município, estado, país e do mundo. No setor do agronegócio vem transformando sonhos em realidade e consolidando o mercado. “A Complem tem contribuído com essa evolução, tanto que já faz parte do rol de empresas que atingiram números expressivos. Encerramos o primeiro semestre de 2022 com um faturamento superior a MEIO BILHÃO DE REAIS e estamos caminhando para o fechamento do ano rumo a UM BILHÃO DE REAIS, marca que deve ser comemorada por todos,” enfatizou Sérgio Penido, presidente do Conselho de Administração.
O gráfico abaixo mostra essa evolução desde 2019. Confira.
É importante lembrar que a previsão de atingir R$ 1 Bilhão era em 2028, mas o trabalho de uma equipe focada no planejamento e, principalmente, na transparência e profissionalismo aproveitando as oportunidades, acelerou todo o processo, além disso, o apoio dos cooperados, colaboradores e parceiros fez a diferença na busca desse resultado.
Além do resultado econômico tem o social. Há três anos consecutivos, a Cooperativa realiza a Campanha do Dia C, Dia de Cooperar, envolvendo os cooperados e produtores rurais. Os mesmos doam leite, a Complem industrializa e distribui às instituições que trabalham com crianças e idosos das regiões onde o produto foi arrecadado. Em 2020 foram arrecadados quase 15 mil litros de leite, em 2021, 18 mil litros. Esse ano a campanha segue até o final de julho. Também preocupada com o meio ambiente, a Cooperativa realizou o plantio de mudas em matas ciliares para proteção ambiental.
“Temos orgulho em fazer parte dessa construção diária de desenvolvimento e dividimos essa conquista com todos, porque somos donos e estamos buscando e fazendo o melhor para nós cooperados e para a Cooperativa,” concluiu Biramar Nunes de Lima.