A Delegacia de Polícia de Morrinhos, na data de 16/05/2023, desencadeou a operação SISA FRAUS – FASE 2. Essa nova fase operacional se deu em decorrência da evolução das investigações, com base nas fontes de provas colhidas durante as buscas e apreensões realizadas no dia 03/05/2023, nas residências dos envolvidos.
Em análise aos materiais apreendidos nessa primeira fase da operação, foi possível apurar que os membros da associação criminosa estariam agindo de maneira a atrapalhar as investigações. Os envolvidos estariam mantendo contato com testemunhas, de forma a “comprar” seu silêncio e buscando influências administrativas, tendo como objetivo se esquivarem da responsabilidade criminal das condutas aos quais são investigados.
Diante da presença desses novos indícios, foi realizada representação pela prisão preventiva desses envolvidos. Após parecer favorável do Ministério Público, a medida foi deferida pelo Poder Judiciário. Por conseguinte, na data de hoje, foi realizada o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva, em desfavor de um ex-dirigente cartorário e um servidor público municipal.
Segundo a policia civil as investigações iniciaram no ano de 2022 em conjunto com o Ministério Público e com apoio da Prefeitura Municipal. Através de uma auditoria realizada pelo executivo municipal, que identificou que alguns valores referentes ao pagamento de ITBI, não haviam entrado nas contas do município. Iniciada as investigações, conseguiu-se apurar a existência de uma verdade associação criminosa, que agia fraudando documentos e desviando, em seu favor, bens imóveis e tributos pertencentes ao município de Morrinhos. Até o momento o prejuízo causado por esse grupo, supera os R$ 3.000.000,00 (três milhões).