A Enel Distribuição Goiás participa, nesta quarta-feira (1°), do Dia D de Aceiros e Podas 2022, realizado pelo Comitê Técnico de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural de Goiás. O evento ocorrerá, simultaneamente, a partir das 9 horas, em cinco municípios: Alto Paraíso, Cristalina, Goianésia, Morrinhos e Rio Verde. A ação é realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e reunirá especialistas e responsáveis regionais da Enel, lideranças locais e produtores rurais para falar da importância de prevenir incêndios, demonstrar técnicas de aceiros e podas e mapear possíveis estruturas auxiliares de combate ao fogo em cada região.
O diretor de Infraestrutura e Redes da Enel Goiás, José Luis Salas, ressalta a importância da realização dos aceiros próximos a estradas, porteiras e das redes da companhia. “Os aceiros complementam as limpezas de faixas, que são de nossa responsabilidade. O calor do fogo, mesmo as chamas que não incidam diretamente sob a rede elétrica, pode danificar cabos e estruturas, trazendo problemas imediatos e até futuros. Em anos anteriores, por exemplo, incêndios interromperam o fornecimento de energia em cidades inteiras, como Chapadão do Céu. Se na região do foco tivesse um aceiro, os impactos teriam sido bem menores. Daí a importância desta iniciativa da Seapa, de reunir todas as partes interessadas para um trabalho conjunto que só trará resultados positivos para todos”, comenta.
José Luis Salas acrescenta que os aceiros também contribuem para otimizar o trabalho das equipes de atendimento emergencial que, em caso de falhas, conseguem acessar pontos da rede elétrica com mais facilidade e rapidez. Adicionalmente, o serviço ainda ajuda na segurança destes profissionais principalmente contra animais peçonhentos, que podem se esconder na vegetação.
Complementando a participação da Enel, a companhia realizará demonstrações de podas ou limpezas de faixas nos cinco eventos, com acompanhamento dos responsáveis regionais, equipes próprias com drones e equipes parceiras para a realização das atividades. O objetivo é mostrar a correta realização destas atividades, que também contribuem para evitar queimadas e garantir a qualidade do fornecimento de energia na zona rural goiana.
O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, destaca que o Dia D é importante por levar informações e disseminar boas práticas de prevenção e combate ao fogo no período seco do Cerrado. “Proteger o meio ambiente é também proteger o agro, e a criação do Comitê foi importantíssima para unir esforços neste sentido. Estamos trabalhando juntos para colher melhores resultados para todos. Vamos fazer uma grande ação, em parceria com sindicatos Rurais e produtores”, afirma.