Spread the love

A Enel Distribuição Goiás está realizando uma série de correções e manutenções na rede elétrica de Morrinhos. A ação faz parte de um agressivo plano preventivo que a companhia desenvolveu para preparar a rede elétrica para o período chuvoso, que se inicia no segundo semestre.

Somente neste ano, a Enel Distribuição Goiás já corrigu cerca de 700 pontos de degradação em Morrinhos e realizou a poda de mais de 800 árvores e galhos que estavam próximos à rede elétrica do município, além da limpeza de 142 quilômetros quadrados de faixa de servidão. O objetivo é combater a incidência de toque ou queda de vegetação sobre a rede, um dos principais motivos que levam à falta de energia nas casas dos clientes, especialmente no período chuvoso. A expectativa da companhia é reforçar ainda mais este trabalho de julho a setembro.

“Estamos enfrentando um período de seca no nosso Estado, oportunidade para continuarmos trabalhando de forma preventiva na rede e alcançar o nosso objetivo de minimizar as ocorrências no período chuvoso. Em Goiás, temos 230 mil quilômetros de redes aéreas, o equivalente a cinco voltas na Terra. Isso significa que lidamos com uma rede muito extensa, sujeita a eventos climáticos de todo tipo, como queimadas, tempestades, raios, geadas e ventanias. Por isso precisamos atuar rápido e de forma estratégica nas inspeções, correções de defeitos e anomalias, poda e limpeza de faixa, o que ajuda muito a reduzir a incidência de problemas”, explica o responsável interino pela Regional Morrinhos da Enel Distribuição Goiás, William Barbosa.

Um exemplo desse trabalho preventivo é a Vila Bela, antigo bairro da cidade que ainda tem postes de madeira. Até o fim deste mês serão trocados cerca de 30 postes na vizinhança. “Identificamos um transformador sobrecarregado no bairro, então foi feito um serviço muito completo, de desmembramento da rede com troca de fiação e de postes antigos, de madeira, por novo de concreto. Isso vai melhorar a confiabilidade no fornecimento de energia da região”, afirma Fernando.

Helicópteros

O responsável explica, ainda, que foi realizada uma inspeção prévia na rede elétrica da região, incluindo a zona rural, para o mapeamento de possíveis pontos de defeitos e correção. Para essas inspeções, além da equipe em campo, a companhia utiliza drones e helicópteros, equipamentos de tecnologia que otimizam o trabalho e trazem resultados assertivos. “Já corrigimos cerca de 1.500 pontos na rede desde que iniciamos o reforço desse trabalho. Trocamos postes e equipamentos como cruzetas, isoladores e conexões, além da substituição de cabos de rede, por outros mais resistentes, o que minimiza as ocorrências de cabo partido no período chuvoso. Para os próximos meses, a expectativa é corrigir outros 760 pontos que já foram mapeados e estão no cronograma de manutenção do município”, explica

Neste primeiro semestre de 2022, a companhia também focou na manutenção da rede elétrica com equipes de linha viva, que são profissionais altamente treinados e capacitados para executar a manutenção interromper o fornecimento de energia para os clientes. “Essa é uma ação que beneficia principalmente os comerciantes, que não podem ser impactados pelo desligamento da rede no horário comercial. Somente neste ano realizamos cerca de 700 correções na rede com essas equipes”, reforça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!