O Município de Morrinhos é terra de grandes nomes da política, literatura, arte, música, educação e do esporte. Um nome certamente desconhecido de muitos é o nome de Antônio Eleutério Filho apelidado e conhecido por Loló.
Loló o Morrinhense que jogou no Corinthians -SP
Loló nasceu em 03/03/1927 na cidade de Morrinhos, segundo o portal Meu Timão, site especializado que faz cobertura do Clube paulista. Loló estreou no Corinthians em 25 de dezembro de 1945. Em seu primeiro jogo pelo Timão, o Corinthians empatou com o Libertad em 3 a 3, em partida amistosa. Na ocasião, o jogador de 20 anos começou a partida no banco de reservas no Pacaembu.
Loló não permaneceu no clube paulista por muito tempo, sua desistência do clube é desconhecida oficialmente, mas, se especula que foi motivos pessoais que o levou a deixar o Timão. No ano de 1946 o Goiânia, clube da capital anuncia que Loló retornava para defender o clube.
Em 1952 em uma seleção formada pela Federação Goiana de Futebol (FGF) o nome de loló é citado. Em pesquisas pouco aprofundadas mostra que o jogador passou a ser influente no meio esportivo do estado em um curto período. Loló jogava de atacante, seu melhor pé era o esquerdo, teve passagens pelo América de Morrinhos, Pontalina, Corinthians-SP e o Goiânia. Em sua trajetória participou de 35 jogos oficiais, sendo 25 vitorias, 15 gols marcados, 4 empates, 6 derrotas e expulso de uma partida.
É importante ressalta o período que Loló chega ao Corinthians, o mundo vive a Segunda Guerra Mundial, momento marcado por pela situação da Alemanha na guerra que era caótica, e mais derrotas ocorreram. Em 06 de junho de 1944, britânicos e americanos lideraram o desembarque de tropas conhecido como Dia D. Essa operação fazia parte dos planos de reconquista da França (ocupada pelos alemães desde 1940).
No município de Morrinhos, não existe nenhuma referência do jogador da cidade que vestiu a camisa do então último clube sul-americano campeão mundial.
Fontes: Meu Timão, Futebol de Goyaz, foto: O Popular.
Por: Leonardo Moreira, Radialista (RP: 0005323/GO) Jornalista (RP: 0004224/GO) Graduado em História Pela UEG/GO.
Gumercindo Marquez Otero, meu avô materno era uberabense, mas morrinhense de coração, cidade onde morou a maior parte de sua vida e nasceram seus três filhos, incluída minha mãe, Zita.
Gumercindo foi bicampeão carioca pelo Flamengo, em 1914/15.
José Alfredo Pontes
Temos interesse em mais informações, para fazer uma matéria.