Spread the love

O município de Morrinhos encontra-se em um momento crítico de estagnação na atração de novas empresas e indústrias. Após anos de crescimento impulsionado por alguns empreendimentos, a cidade vive uma fase de retração nesse setor, o que pode afetar a geração de empregos e o desenvolvimento econômico local.

As últimas grandes instalações empresariais em Morrinhos ocorreram na gestão do ex-prefeito Rogério Troncoso (MDB). Entre os exemplos estão a Nutiren, uma indústria de alimentos e suplementos, o supermercado Mercadão, as lojas da rede Lojas Americanas, além da indústria química Brasquímica e centro de distribuição localizado na saída para Caldas Novas. Esses empreendimentos contribuíram para o crescimento econômico do município, gerando empregos e ampliando a arrecadação municipal nos últimos 5 anos.

Apesar de a pandemia de Covid-19 ter causado uma desaceleração geral na economia, análises apontam que algumas empresas seguiram investindo mesmo em tempos de crise. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de comércio e serviços, que representa uma parcela significativa da economia de Morrinhos, passou por períodos de retração, mas também de retomada. Contudo, o cenário de insegurança econômica global, aumento de custos de transporte e incertezas políticos contribuíram para uma diminuição no interesse de novas indústrias em se instalar na cidade.

Cidades como Catalão, Itumbiara e Águas Lindas de Goiás estão conseguindo atrair grandes investimentos internacionais nos últimos anos, impulsionando a economia local e criando milhares de empregos. Catalão, por exemplo, reinventou-se como polo energético e de mineração, atraindo empresas multinacionais do setor de mineração e energia renovável. Segundo dados do Observatório das Metrópoles, essas cidades investiram em incentivos fiscais, melhorias na infraestrutura e parcerias público-privadas para conquistar esse protagonismo.

Para reverter esse quadro, é imprescindível que a atual administração municipal de Morrinhos desenvolva um planejamento estratégico voltado para o fortalecimento econômico. Investir na infraestrutura local, desburocratizar processos de instalação de empresas, ampliar os incentivos fiscais e criar polos de inovação tecnológica são ações que podem tornar a cidade mais competitiva.
De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Goiás (IDES-GO), municípios que adotam uma política de incentivo à inovação e ao empreendedorismo tendem a atrair mais investimentos e gerar impacto positivo na arrecadação e no mercado de trabalho.

A retomada do crescimento econômico de Morrinhos dependerá de ações coordenadas e de uma visão de longo prazo. É fundamental que o município invista na construção de uma imagem forte e atrativa para o empreendedorismo. Como sugere o estudo do Fórum Econômico Mundial, a inovação, a infraestrutura e a sustentabilidade são diferenciais essenciais para atrair investimentos estrangeiros e fortalecer a economia local.
Se o município de Morrinhos conseguir implementar um planejamento estratégico consistente, com foco na atração de novos negócios e na modernização de sua economia, há boas perspectivas de retomada e crescimento sustentável. A adoção de políticas públicas que incentivem o empreendedorismo e invistam em infraestrutura pode fazer a diferença e garantir uma nova fase de desenvolvimento para toda a região.

Por: Leonardo Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!