ULTIMAS NOTICIAS

Prefeitura homenageia Neuza Maria de Oliveira (primeira diretora da Escola Alice Ferreira do Carmo)

Spread the love

Em cerimônia regada a muita emoção, a Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria de Educação, prestou homenagem a Neuza Maria de Oliveira. Ela, que foi a primeira diretora da Escola Alice Ferreira do Carmo, dedicou 50 anos de sua vida dentro das salas de aulas do município. Durante o recebimento de honraria, contou suas experiências de ensino/aprendizagem que transformou o cenário educacional do ensino inclusivo em Morrinhos.

Perfil da homenageada

Neuza Maria de Oliveira, nascida em 22 de março de 1948, morrinhense, é filha de Agostinho de Oliveira e Manoela Ana Oliveira. Seus primeiros estudos foram no Colégio Coronel Pedro Nunes e no Colégio Xavier de Almeida e Liceu de Goiânia. Cursou magistério no Centro de Formação de Professores de Morrinhos, hoje UEG – Morrinhos. Fez especialização na área de Ensino Especial no Instituto Pestalozzi de Goiânia e em outras instituições.

Em 1984 cursou Pedagogia em Ituiutaba, Minas Gerais e ainda fez cursos e estágios em Portugal na Escola de Ensino Superior de Lisboa e no Centro de Reabilitação Cerebral como bolsista da Fundação Rotária, Clube de Morrinhos. Esta dedicada professora, ainda fez pós-graduação na área de Planejamento pela Universidade Salgado de Oliveira.

Trabalhou em diversas escolas municipais rurais e urbanas do município de Morrinhos. Entre elas, destacamos a extinta Escola Estadual Antônio Correia Bueno que oferecia salas de alunos especiais em 1975. Em seu currículo, a professora apresenta ainda o cargo de Secretária Municipal de Educação em 1992 e atividades educações no Proformação e na Universidade Estadual de Goiás. Foi também a primeira diretora da Escola Municipal Alice Ferreira do Carmo, esta que no dia 1º de dezembro, lhe ofereceu título de honra ao mérito por suas contribuições com a educação morrinhense.

Sobre a Escola

A Escola Municipal Alice Ferreira do Carmo que recebe hoje, 1º de dezembro, novo prédio, novas instalações, novos espaços educativos, conta hoje com 32 funcionários entre pessoal administrativo, professores, monitores e uma equipe multiprofissional composta por psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta e agora também educadora social. Ao total, são 106 alunos matriculados.

Alice Ferreira do Carmo, filha de Pedro Ferreira, formou-se em Magistério pelo Colégio das Freiras onde hoje atual Prédio da Prefeitura, foi uma grande Alfabetizadora e tinha grande compromisso com a Educação Infantil. Professora Alice Ferreira tinha a voz mansa, era uma pessoa simples, delicada e atenciosa, de português correto e admirável, de olhos meigos e sensíveis. Também foi Diretora do Colégio Coronel Pedro Nunes.

Esta Instituição Educacional que leva o nome da Professora Alice Ferreira do Carmo foi fundada em 1982 na gestão do então prefeito Naphtali Alves de Sousa, recebeu reformas e ampliações nas administrações de José Novato e por último Rogério Carlos Troncoso Chaves que todos os presentes, nesta noite testemunham. A Alice Ferreira oferece atendimentos diversificados e específicos, de acordo, com a necessidade de cada aluno que precisa de: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Odontologia, reforço para os alunos que frequentam a rede regular, Escolaridade para os alunos que frequentam somente a Escola Alice Ferreira, Educação Física, Atividades Ocupacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!