O programa busca jovens empreendedores, proativos e que, realizam ações inovadoras para beneficiar e ajudar suas comunidades
As inscrições para o Programa ‘Jovem Embaixador 2021’, estão abertas e se estenderão até o dia 7 de março. O intercâmbio custeado pela embaixada americana com duração de três semanas, é destinado para os estudantes do ensino médio de toda a rede pública de Goiás.
A iniciativa do Departamento do Estado norte-americano e que, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América, tem como objetivo ampliar os horizontes e os conhecimentos dos jovens, dando-lhes a oportunidade de alavancar suas experiências.
O intercâmbio é divulgado para toda a rede de ensino, contudo, poderão se inscrever somente os jovens com idades entre 15 e 18 anos, estudantes do 2° ou 3° ano do ensino médio e com nacionalidade brasileira.
Clique aqui para fazer sua inscrição
Os critérios avaliados são: ter boa fluência oral e escrita em inglês, ter baixa renda familiar, ter pouca ou nenhuma experiência em viagens no exterior, jamais ter viajado para os EUA e ter excelente desempenho escolar.
O jovem também deverá ser comunicativo (a), ter perfil de liderança e estar engajado em ação de empreendedorismo/ impacto social na sua comunidade.
Segundo Osvany Gundim, superintendente do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), ‘é de grande importância a participação dos estudantes neste projeto, pois é uma oportunidade significativa de experiências, crescimento pessoal, acadêmico e profissional.’
Jovem Embaixador 2019/2020
O estudante Filipy da Silva Bruno, do Colégio Estadual Paulo Francisco da Silva, do município de Niquelândia, foi um dos 50 alunos selecionados da rede pública do país para participar da edição de 2019/2020.
Filipy, que sempre gostou da língua e, desde criança com ajuda de livros e da internet, foi se dedicando e estudando sozinho o inglês, afirma que durante a viagem, tendo contato direto com nativos, pôde praticar bastante o idioma.
‘O intercâmbio teve muita influência na minha vida. É uma experiência única, capaz de te mudar e te tornar uma pessoa melhor.’
‘Recebemos um cuidado bem grande da equipe organizadora, que esteve sempre ao nosso lado, nos auxiliando o tempo todo e tornando a experiência ainda mais proveitosa’, explica o jovem.
Assim como Filipy, outros estudantes também podem ter a oportunidade de realizar o sonho de conhecer outro país e vivenciar essa experiência única.
Programa
Criado em 2002, o Programa ‘Jovens Embaixadores’ tem o intuito de promover o intercâmbio para estudantes brasileiros do ensino médio da rede pública, que se destacam em sua comunidade pelo bom desempenho acadêmico.
O programa é bastante concorrido e recebe candidaturas de todo o Brasil. Em virtude da pandemia do COVID-19, em 2021, a realização do intercâmbio será no mês de julho.
Caso não seja possível realizar o intercâmbio em julho de 2021, para os EUA, os selecionados serão convidados para participar em formato virtual, de forma bastante interativa e inovadora.