Spread the love

O ex-prefeito de Morrinhos, Rogério Troncoso (MDB), tem recebido convites de lideranças políticas locais para colocar seu nome à disposição da comunidade de Morrinhos e região para uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás nas eleições de 2026. O cenário é considerado positivo por essas lideranças, que ressaltam a recente participação de Rogério em eleições e sua trajetória política na cidade, tornando-o um candidato forte para uma disputa que também abrange a região sul de Goiás.

Atualmente, Rogério não demonstra interesse claro em concorrer nas eleições de 2026, mas muitos apostam que a pressão popular e o apoio de lideranças podem levá-lo a reconsiderar, especialmente por ser visto como um dos nomes mais viáveis para a candidatura ao governo em Morrinhos. Rogério é lembrado como o último deputado estadual eleito por Morrinhos, e desde então, o município não teve mais representação na Assembleia, exceto pelo atual prefeito, que ocupou o cargo por apenas quatro meses.

Trajetória Política

Nascido em Morrinhos em 3 de abril de 1955, Rogério Carlos Troncoso Chaves é um engenheiro eletricista e político ativo. Ele foi eleito pela primeira vez prefeito de Morrinhos em 1992 e, em 1998, conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás, obtendo 21.067 votos. Apesar de tentar a reeleição em 2002, não alcançou o sucesso, recebendo 11.652 votos.
Após deixar o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Rogério lançou sua candidatura à prefeitura de Morrinhos pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em 2004, sendo eleito com 50,95% dos votos válidos, derrotando o candidato Professor Cleumar, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Em 2012, ele foi novamente eleito prefeito, desta vez com 60,87% dos votos válidos, superando Tiago Mendonça, do MDB. Em 2016, Rogério consolidou sua popularidade ao ser reeleito com 86,89% dos votos, derrotando Everton Jabuty, do Democracia Cristã.
Nas eleições de 2024, Rogério concorreu à prefeitura contra Joaquim Guilherme, então atual prefeito na época que buscava a reeleição, e o ex-vereador Carreiro, Rogério acabou perdendo a disputa por apenas 49 votos. De acordo com analistas políticos, o nome de Rogério tem potencial para garantir uma votação expressiva no município, com estimativas variando entre 15 e 20 mil votos, o que o posiciona como um candidato forte para a próxima eleição.
Existe um sonho da comunidade de Morrinhos ter um representante nato da cidade na ALEGO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!