Está circulando na câmara municipal de Morrinhos, um espelho de projeto de lei que trata sobre a regulamentação do professor de apoio no âmbito municipal. Em Morrinhos algumas escolas oferecem esse atendimento, porém, com a crescente demanda o presidente da câmara estuda formalizar essa atuação.
Nos bastidores vereadores discutem a importância da presença do segundo professor em sala de aula para atender às crianças e adolescentes portadoras de algum tipo de deficiência ou intelectual. principalmente em questões específicas em que somente alguém da Educação seria capaz de atuar é o caso de estudantes diagnosticados com TEA – Transtorno do Espectro do Autismo.
“Recentemente algumas mães me procurou, relatando que o município oferece esse acompanhamento, só que alguns alunos precisam de um cuidado maior na aprendizagem e alguns professores ficam sobrecarregados, e alguns não são especialistas na área da educação inclusiva, e isso faz toda diferença na aprendizagem do aluno, e com o crescimento desse atendimento, nossa intenção é que esse professor não fique sobrecarregado, e também para que informalmente não se mistura as categorias de cuidador com professor, isso vai trazer uma aprendizagem mais igualitária e democrática, além desses alunos estarem garantidos por uma lei municipal” Afirmou Wellington Dias.
Segundo o espelho do projeto que circula na câmara, é destacado que cada professor de apoio faça o atendimento de até 3 alunos por sala, e ser especialista em educação inclusiva, entre outras observações.