ULTIMAS NOTICIAS

Gracinha Caiado entrega 2,5 mil equipamentos e donativos a brigadistas que combatem incêndios na Chapada

“O Estado está aqui porque acredita no trabalho dos bombeiros e brigadistas que bravamente têm lutado pela preservação do nosso Cerrado”, afirmou a coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, ao chegar à cidade de Alto Paraíso, na região Norte de Goiás — onde são registrados incêndios florestais desde o dia 25 de setembro.

Acompanhada do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Esmeraldino Lemos, Gracinha realizou a entrega de 2,5 mil itens que vão auxiliar na ação dos 150 brigadistas e bombeiros que se revezam no combate às chamas: faixas e esparadrapos, pomadas e sprays para dores musculares e assaduras, colírio, soro para hidratação, barras de cereal, suplemento alimentar e isotônico, além de óculos de proteção, lanternas de cabeça, luvas de raspa, soprador e abafadores.

“Viemos, em nome do governador Ronaldo Caiado, dar o nosso apoio e não apenas enviar tudo por um caminhão. Nessa hora, mais do que nunca, é importante dizer nosso muito obrigada a todos homens e mulheres que estão à frente, cuidando do patrimônio que é de todo o povo de Goiás e de todos os brasileiros”, ressaltou a primeira-dama, que fez questão de exaltar o trabalho de toda a equipe de brigadistas, bombeiros e servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Além dos equipamentos e suplementos para os combatentes, a OVG e o Governo de Goiás enviaram mais de 2,6 mil cestas básicas para atender as famílias atingidas pelos incêndios. A força-tarefa para entrega será organizada pela Semad e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural, e Pesquisa Agropecuária (Emater).

Brigadista voluntário, Amilton Sá destacou a importância dos itens entregues. “Todo apoio é bem-vindo. Tanto a ajuda de alimentos para as famílias atingidas, quantos esse material para suprir nossas necessidades nas ações contra o fogo. Os equipamentos de combate que chegaram são necessários e nos ajudarão a prosseguir com o trabalho”, observou.

“Nós calculamos que 10% de toda a área de conservação já queimou”, lamenta o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, que lembra que a corporação trabalha na parte de extinção de incêndios e salvamento, mas também na defesa civil. “Em parceria com a OVG, visitamos e apoiamos as famílias que foram prejudicadas pelos incêndios e toda a comunidade que está sendo afetada por isso”, explicou coronel Lemos.

Os primeiros focos de incêndio começaram no mês de setembro, e, grande parte teria origem criminosa, segundo o Corpo de Bombeiros. Para se ter ideia da dimensão da operação realizada em parceria entre o Governo de Goiás e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), são mais de 150 profissionais combatendo as chamas, quatro aeronaves e dois drones, além de mais de 1 milhão de litros de água utilizados.

Pelas redes sociais, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, que não pode estar presente na agenda, agradeceu as doações. “Durante as últimas semanas, a Semad realizou uma ação muito efetiva no apoio às brigadas voluntárias, seja com veículos, combustível e a cessão de servidores. Junto à primeira-dama Gracinha Caiado e à OVG, conseguimos uma série de insumos que ajudarão os combatentes. Então, só temos a agradecer à população local, que auxiliaram a Semad e o Corpo de Bombeiros nesse combate”, destacou.

COMPARTILHAR:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: