A Afinco Cooperar acaba de firmar parceria com a Enel Distribuição Goiás no projeto Enel Compartilha Oportunidade, em busca de, selecionar, capacitar e empregar mulheres que desejam atuar no mercado de limpeza como diaristas de carteira assinada, modalidade de trabalho proposta pela empresária social Reila Miranda ao segmento que atua de forma autônoma, mas agora, poderá escolher a CLT. Para se inscrever as candidatas devem ter mais de 18 anos e entrar em contato através do WhatsApp 62 9 9525-2097, até dia 19 de outubro. A princípio serão 50 vagas para o processo seletivo.
Diferente de uma empregada doméstica, a diarista brasileira trabalha sem vínculo empregatício, não tendo assegurados direitos como férias remuneradas, 13º e seguro desemprego, que são garantidos na contratação através da CLT. Essa é uma realidade no Brasil que enfraquece o segmento de prestação de serviços gerais e cria um núcleo de mulheres que passam uma vida trabalhando e chegam a velhice sem uma aposentadoria, por exemplo. Foi pensando nelas que a empreendedora social Reila Miranda idealizou a *Afinco Cooperar*, iniciativa única que oferece trabalho de carteira assinada para diaristas faxineiras.
A proposta ousada reúne mulheres que querem se especializar como diaristas, trabalhando em diferentes funções como passadeiras e arrumadeiras, atuando em diferentes lares, mas que desejam se ancorar no regime de contratação da CLT. O projeto Enel Compartilha Oportunidade soma no sentido em que oferece a essas mulheres, a oportunidade de conhecer seus direitos e deveres e entender melhor o funcionamento de uma empresa.
O Enel Compartilha Oportunidade tem como objetivo gerar desenvolvimento social e econômico para as comunidades por meio de oficinas de empregabilidade, inserção no mercado de trabalho, capacitação e acompanhamento profissional. “A realidade das diaristas é de mulheres que não tem a vivência de serem funcionárias. A Enel faz uma oficina onde aplica esse conhecimento, em seguida, a Afinco aplica alguns testes de habilidades e prática e então realizamos a contratação”, pontua Reila.
O projeto coloca em prática iniciativas que impulsionam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 7 e 8 da ONU – educação inclusiva, equitativa e de qualidade; energia limpa e acessível; e crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e trabalho decente para todos, proposta que vai ao encontro da missão da Afinco Cooperar, que busca fortalecer mulheres em seu desenvolvimento pessoal, oferecendo a elas, uma forma de sustento e orgulho de vida.
Sobre a Afinco Cooperar
A ideia da Afinco Cooperar surgiu com as mudanças de comportamento do mercado durante a pandemia. Foi quando Reila Miranda se viu impelida a mudar de rumo e encontrou no segmento de faxina, o aporte financeiro que precisava naquele momento. Aos 43 anos é mãe e empresária, foi criadora do Reila Miranda Buffet em São Paulo, da Divina Empada em Pirenópolis e também foi fundadora e coordenadora da Casa Da Borboleta, casa de apoio à maternidade e à paternidade ativa da Zona Leste de São Paulo. Traz no currículo a participação dos cursos 10 Mil Mulheres da Fundação Goldman Sachs em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), e do Empretec do Sebrae. Seu objetivo com a Afinco Cooperar é fortalecer a cultura do empreendedorismo social e ajudar mulheres a traçar um caminho de empoderamento pessoal e profissional.