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As turmas de educação infantil e 1º, 2º e 5º anos do ensino fundamental de escolas estaduais e municipais começam a vivenciar uma nova forma de aprender a ler e escrever. O Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais), do Governo de Goiás, iniciou o ano letivo de 2022 com formação para os profissionais da Educação e vai distribuir, nas próximas semanas, materiais de apoio à alfabetização para professores e estudantes das redes públicas de ensino em 245 municípios goianos.

A superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Giselle Faria, explica que os cursos formativos do AlfaMais serão realizados ao longo de 2022 simultaneamente à execução do programa em sala de aula. “A formação será dividida em quatro módulos, nas três instâncias: estadual, regional e municipal. Essa formação é toda baseada no material complementar, que vai chegar nos próximos meses em todos os municípios”, descreveu Giselle, referindo-se ao Livro do Professor e o Livro do Aluno, para 1º e 2º ano, e o Planejamento Docente na Educação Infantil, para professores da Educação Infantil.

Os materiais foram elaborados pela Seduc com o objetivo de apoiar a alfabetização em sala de aula, de forma lúdica e contextual, a partir da cultura goiana, segundo a perspectiva enunciativo-discursiva. “Nossa expectativa é que, com essa formação e esse material didático, no final do ano nós tenhamos uma melhora nos resultados e os alunos saiam do 2º ano sabendo ler e escrever”, afirmou a superintendente.

O próximo passo do programa será a avaliação de fluência leitora dos estudantes do 2º ano. A avaliação deve ser aplicada em abril, para diagnosticar o nível de alfabetização das crianças. Essa será a segunda avaliação de fluência dentro do programa AlfaMais. A primeira avaliação foi realizada em setembro de 2021 com 70 mil estudantes.

AlfaMais
O AlfaMais foi criado pelo Governo de Goiás em 2021 por meio da Lei nº 21.071 e prevê a colaboração com 245 municípios que aderiram ao programa. O objetivo do AlfaMais é reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre as crianças matriculadas nas redes públicas e assegurar a alfabetização completa das crianças na idade certa, até o 2º ano do Ensino Fundamental.

O programa inclui a formação de professores, elaboração e entrega de materiais didáticos complementares, pagamento de bolsas para profissionais envolvidos, premiação de escolas com os melhores resultados, fomento às unidades com menores índices de alfabetização e instituição do ICMS educacional.

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