Os alunos brasileiros chegam ao ensino médio com o conhecimento equivalente ao de alunos do 5º ou 6º ano do ensino fundamental de outros países. Segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD).
O PISA avalia as habilidades de leitura, matemática e ciências de estudantes de 15 anos de mais de 72 países e economias.
Na avaliação de 2018, o Brasil ficou abaixo da média dos níveis alcançados por outros países em todas as três áreas:
em leitura, ficou em 57º lugar, com 413 pontos – a média foi de 487;
em matemática, ficou na 70ª posição, com 384 pontos – a média foi de 489;
em ciências, ficou em 64º lugar, com 404 pontos – a média foi de 489.
“No Brasil, convencionou-se ensinar nada, praticamente nada, até o 5° ano. Depois, muito pouco até o 9° ano; e tudo fica complexo no ensino médio”, lamenta Ilona Becskeházy, mestre e doutora em política educacional.
“Os alunos do ensino médio são muito imaturos intelectualmente, trazem pouco conteúdo. Em três anos, o ensino médio não consegue ensinar, porque o aluno é imaturo e não consegue entender. Então, o estudante sai do sistema, pois não entende o que está aprendendo”, complementa.