Spread the love

216 cooperados de Morrinhos e de filiais participaram, dia 23 de março, no Sindicato Rural de Morrinhos, da Assembleia Geral Ordinária (AGO). Durante a Reunião de Trabalho, os cooperados aprovaram o Balanço Patrimonial referente ao exercício de 2021. Também, durante o evento, os associados decidiram o destino das sobras à disposição da AGO de R$3.659.452,03. O valor será dividido integralmente entre os cooperados de acordo com a movimentação de cada um durante o período. Quanto aos juros sobre o capital integralizado do cooperado, a proposta apresentada pelo Conselho de Administração do pagamento de 4% ao ano para o exercício de 2022 foi retirada, sendo aprovado o pagamento de 5% de juros.
MOVIMENTAÇÃO DO QUADRO SOCIAL DA COOPERATIVA

1.148 cooperados ingressaram na Cooperativa no ano passado, enquanto apenas 27 pediram demissão. A Cooperativa apresentou um total de 4.208 cooperados com capital e 1.019 sem capital no final do exercício. Os pedidos de demissão, que este ano somam R$316.863,72 e representa um dos menores dos últimos cinco anos de acordo com decisão da Assembleia, serão pagos da forma que vem sendo feito num prazo de 10 anos, com prazo de carência de três anos sempre dentro dos limites do Estatuto e da Lei. Esse prazo poderá sofrer alterações na hora do pagamento, caso o associado tenha integralizado seu capital num prazo menor que o aprovado para devolução pela Assembleia.

HONORÁRIOS

Durante a Assembleia Geral Ordinária, os cooperados decidiram pela manutenção dos honorários vigentes, tanto dos conselheiros executivos (presidente, diretor comercial e diretor de produção), quanto para os quatro conselheiros vogais e para os três conselheiros fiscais efetivos.
A MESA CONDUTORA DOS TRABALHOS

Seguindo os protocolos dos órgãos de saúde, compuseram a mesa condutora dos trabalhos da AGO somente os três executivos da Cooperativa: o presidente Sérgio de Oliveira Penido, o diretor comercial Antônio José da Silva e o diretor de produção Igor de Souza Cândido que registraram e agradeceram a presença de todos os conselheiros vogais: Ricardo Batista de Lima, José Rodrigues Vargas, José Augusto Moreira de Lima, Vagniton Silva Ribeiro e Juliano Caldeira Brazão, dos conselheiros fiscais/2021 Robson Rodrigues de Oliveira, Renato Estevão dos Reis e Alexandre Marques dos Reis. A AGO foi secretariada pelo cooperado Paulo Teles, assessorado pela gerente de

Secretaria, Vanusa Cristina de Castro Mendonça, registrando em ata cada passo da AGO, enquanto o cooperado Fernando José presidiu interinamente os trabalhos, envolvendo discussões e votação do relatório do Conselho de Administração, balanço, destinação das sobras e honorários.
AGRADECIMENTO

Ao final, o presidente Sérgio Penido, em nome do Conselho de Administração, agradeceu a todos os cooperados presentes e reafirmou o compromisso dessa gestão: “estamos pautados na transparência, tudo o que construímos é mostrado a vocês cooperados e à sociedade”, concluiu.
GESTÃO DEMOCRÁTICA

Para os cooperados, a Assembleia cumpre um dos princípios do cooperativismo que é o da Gestão Democrática. Aline de Oliveira que há poucos meses se associou viu a importância de participar da AGO: “fiquei muito satisfeita com o resultado e convido todos os cooperados a participarem de momentos como esse tão relevantes para o destino da nossa Cooperativa que cresce a cada ano”, comemorou.
TEXTO E FOTO: COMPLEM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!