Spread the love

Os casos de dengue subiram 295% em Goiás neste ano, em comparação com o mesmo período de 2021. Os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) indicam que já foram confirmados 39.874 casos e 87.042 notificados.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, o aumento se deve, principalmente, à intensidade das chuvas e à baixa adesão da população à limpeza dos quintais para eliminar focos de reprodução do mosquito transmissor Aedes aegypti.

A SES-GO informou que tem enviado aos municípios insumos, materiais e equipamentos para o combate à dengue. Foram entregues às cidades, por exemplo, 720 unidades de bombas costais motorizadas de uso individual pelo agente de saúde, com manutenção de outras 211 já existentes.

A pasta também distribuiu 20 bombas ultrabaixo volume (UBV) veiculares adquiridas em 2021, contemplando as 18 Regionais de Saúde, além do município de Goiânia que recebeu duas unidades. As regionais também receberam inseticidas, 14.775 litros do Cielo, 203 quilos de Pyriproxyfen, 4.086 sachês de fludora, 591.920 pastilhas de espinosade e 1.263 unidades de cortador de comprimido.

Recentemente, houve mobilizações em Silvânia, Valparaíso de Goiás, Caldas Novas, Luziânia, Cristianópolis e outros municípios para capacitar profissionais de saúde, limpeza urbana e infraestrutura.

Além disso, desde outubro do ano passado, são realizadas visitas domiciliares por agentes de combate a endemias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!