Spread the love

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) está prestes a ter uma nova casa em Aparecida de Goiânia. Com o objetivo de oferecer um ambiente com ainda mais conforto, segurança e qualidade para o exercício das atividades e o atendimento ao público, a instituição inaugura a sua nova unidade no município no próximo dia 11 de novembro, às 9 horas. Mesmo diante das limitações existentes no antigo espaço, cerca de 6 mil pessoas foram atendidas por mês durante o ano de 2019. Em 2020, com atendimento predominantemente remoto, foram realizados 39.849 atendimentos.

A entrega das novas instalações é resultado do esforço constante pela melhoria e pela ampliação da estrutura física da DPE-GO no estado. Até então, a instituição encontrava-se instalada no Fórum de Aparecida de Goiânia, em um espaço de 150 m², cedido pelo Tribunal de Justiça. Em sua nova unidade, localizada na Avenida A, Quadra A, no Setor Araguaia, a instituição passará a contar 854,58 m² de área total.

“A Unidade Aparecida de Goiânia é fruto de muito trabalho e de trabalho em equipe. É uma ousadia da Defensoria Pública, que cresce em bases sólidas e de planejamento, que avança sempre focada em melhores padrões de qualidade, de conforto, de dignidade, em favor da membra, do membro, das servidoras, dos servidores e de suas assistidas e seus assistidos. A Defensoria Pública entende que o desempenho do seu mister constitucional tem como base uma gestão racional, ousada e balizada de estrutura. Então, nós temos investido muito no campo tecnológico e nas estruturas físicas da instituição”, explica o defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior.

A necessidade de ampliação do espaço físico decorreu da expansão institucional da Defensoria Pública, com o aumento à procura por assistência jurídica, integral e gratuita, por pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade, que buscam serviços eficientes, efetivos e de qualidade.
“O novo espaço vai refletir muito na qualidade do atendimento, sobretudo para atender idosos, pessoas com necessidades especiais. Teremos gabinetes que darão suporte para uma assistência digna e humanizada, inclusive com mais privacidade sobretudo em atendimentos mais delicados como nas áreas de família e violência de gênero”, avalia o coordenador da Unidade Aparecida de Goiânia, defensor público Marco Túlio Félix Rosa.

Englobando locação e aparelhamento, a DPE-GO atingiu o investimento de R$ 2.347.362,52 neste local de atendimento ao público. A Unidade Aparecida segue a padronização dos imóveis da DPE-GO, sendo adaptada para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, como, por exemplo, banheiros acessíveis, instalação de guarda-corpo e corrimão em aço inox na escadaria, assim como na rampa de acesso, além da instalação de piso tátil de alerta na área externa.

Além disso, a fim de cumprir os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, foram adotados cuidados gerais no âmbito da Defensoria Pública, como, por exemplo, a intensificação da higienização dos ambientes e desinfecção das estações de trabalho, dos objetos e superfícies tocadas com frequência, como, por exemplo, teclado, telefone, mouse de computador, maçanetas, corrimãos, dentre outros, bem como a instalação de totens e dispenser de álcool em gel, disponibilização de frascos individuais em cada estação de trabalho, e instalação de barreiras de proteção em acrílico.

As instalações têm capacidade para 127 pessoas sentadas. Há amplo salão de espera e triagem, 14 gabinetes, sala para atendimentos em Psicologia e Assistência Social, sala de mediação, sala de reunião, sala técnica, sala de administração, refeitório, copa, quatro banheiros, sendo dois adaptados para pessoas com deficiência; 15 vagas de estacionamento, acesso por meio de escada e rampa com corrimão, dentre outros elementos.

A ampliação busca atender à demanda existente na cidade e proporcionar condições mais adequadas de trabalho aos integrantes da DPE-GO, aprimorando o acolhimento à população em situação de vulnerabilidade.

“Dentre as vantagens da nova unidade de Aparecida de Goiânia em relação à antiga, frisa-se a ampliação estrutural, que proporcionará conforto tanto para as assistidas e os assistidos, quanto para as defensoras e defensores públicos, servidoras e servidores, estagiárias e estagiários, voluntárias e voluntários, bem como colaboradores terceirizados, garantindo um melhor acolhimento e dignidade àqueles que buscam o atendimento da instituição, além de oportunizar condições mais profícuas de trabalho, e, consequentemente, a qualidade e o diferencial da atuação dos agentes públicos”, pontua o diretor-geral de Administração e Planejamento da DPE-GO, Marcelo Graciano.

SERVIÇO:
Inauguração da Unidade Aparecida de Goiânia da DPE-GO
Data: 11/11/2021 (quinta-feira)
Horário: 9 horas
Endereço: Avenida A, Quadra A, no Setor Araguaia, Aparecida de Goiânia.

Texto: Dicom/DPE-GO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!