Após dois anos sem grandes comemorações dos tradicionais festejos juninos devido à pandemia, os goianos começam, enfim, a preparar seus arraiás. Com a chegada da temporada de bandeirinhas, bandeirolas e enfeites coloridos, as barraquinhas de comidas típicas nas ruas e praças começam a surgir pela cidade e se tornam bastante comuns nesta época do ano. Porém preparar um ambiente para receber essa comemoração é uma tarefa que requer muitos cuidados, principalmente com rede elétrica. Para evitar situações de riscos para a população, a Enel Distribuição Goiás traz algumas dicas para todos possam curtir suas comemorações em segurança.
É importante estar sempre atento ao realizar essas atividades tanto na rua, como também dentro de casa. Além do grande potencial de risco que existe no contato entre objetos e a rede elétrica, ações como sobrecarga de tomadas e ligações de energia mal feitas também podem causar acidentes. Para curtir os festejos juninos com segurança e muitas brincadeiras, é importante ficar atento a todas as dicas e cuidados na hora de organizar seu arraiá, afinal, o contato com energia elétrica pode ser fatal.
Ao decorar praças e ruas, os postes e outros equipamentos da rede elétrica não devem ser utilizados como suportes para fixar bandeirinhas, faixas e enfeites. Árvores e muros são mais seguros nessas situações, mas é importante ter cuidado redobrado ao manipular materiais como barras de metal, andaimes, canos, arames, trilhos, suportes de luminosos, escadas e outros objetos metálicos próximos à rede elétrica. Objetos arremessados que se aproximem ou entrem em contato com a rede elétrica podem causar choque elétrico e até levar à morte. Nunca fixar objetos de decoração acima da rede elétrica, pois estes podem cair sobre a rede elétrica provocando curto circuito.
Na hora de escolher os enfeites, o ideal é optar por adereços feitos com material isolante, como isopor ou borracha, pois os demais materiais podem aumentar o risco de choques elétricos em caso de contato com a rede. Nas ligações internas de barracas ou até mesmo dentro de casa, devem ser evitados o uso de “T”s, gambiarras e emendas mal feitas, que podem superaquecer e causar curto circuito.
Montagens e instalações elétricas
Barracas, arquibancadas, palanques e palcos devem ser montados a uma distância segura da rede elétrica, no mínimo dois metros. Também é recomendado que esse trabalho seja feito por um profissional habilitado, que pode executar a montagem com mais segurança, evitando toques acidentais em fios de energia, por exemplo. Vale reforçar também a necessidade de autorização das autoridades competentes para a realização dessas comemorações.
Outro ponto importante e que precisa de bastante atenção é no momento de fazer as ligações elétricas de quaisquer tipos, sejam em barracas, palcos ou outras estruturas. Nesses casos, os responsáveis devem fazer um levantamento da carga necessária com antecedência e acionar a Enel Goiás, que fica responsável por instalar a medicação provisória no local.
Após esse passo, a empresa orienta que, para levar energia da medição aos pontos necessários, os responsáveis devem contratar profissionais habilitados, de forma que as instalações sejam feitas corretamente e em segurança. Evitar que circuitos elétricos sejam expostos ao solo ou de fácil contato, pois podem provocar choques elétricos. Vale ressaltar que essas ligações não podem ser feitas diretamente da rede. Além de ser crime com pena prevista de um a oito anos de reclusão, as ligações clandestinas podem causar acidentes com a população e também gerar sobrecarga na rede elétrica, prejudicando o fornecimento de energia e a segurança de todos.