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A Enel Brasil divulgou o balanço das ações do programa Ecoenel, que concede desconto na conta de luz dos clientes mediante a troca
de materiais recicláveis como papel, plástico, metal e vidro. Em 2021, o programa beneficiou quase 50 mil clientes de todas as áreas de concessão das distribuidoras – Ceará, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro -, concedendo mais de R$ 2 milhões em bônus nas
faturas de energia dos clientes. No ano passado, somente a Enel Distribuição Goiás beneficiou mais de 1,2 mil clientes e concedeu em torno de R$ 300 mil em bônus.

Além disso, o programa colaborou para evitar a emissão de mais de 3.900 mil toneladas de gás carbônico (CO₂)
na atmosfera em Goiás. Também possibilitou a economia de mais de 5.600 MWh de energia, equivalente ao abastecimento mensal de 2.877 casas durante um ano, além de contribuir na preservação de mais de 10 mil árvores, por meio da reciclagem de papel.

Para aderir ao programa, basta apresentar a unidade consumidora que vai receber o bônus em um dos pontos de coleta. Após o cadastro, o cliente poderá
levar os resíduos limpos e pré-separados por tipo de material até o ponto de sua preferência. No local, os materiais são pesados e o valor do bônus creditado automaticamente na conta de energia do cliente ou de uma instituição social indicada por ele. Cada
resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro e, caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

“Recebemos os materiais separados e limpos pelos clientes e os encaminhamos para o processo de reciclagem. Acreditamos no engajamento dos clientes
para descartar corretamente esses materiais, atitude tão importante para o meio ambiente, que também ajuda na redução das contas de energia”, afirma o responsável pela área de Sustentabilidade da Enel Distribuição Goiás, Adriano Faria.

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