Spread the love

A Enel Distribuição Goiás inaugura, nesta quarta-feira (15), um posto de coleta do programa Ecoenel, que troca resíduos recicláveis por descontos na conta de energia, em Cachoeira Dourada. Nesta data, a companhia também realiza a Caravana #EnelporVocê no município, oferecendo troca gratuita de lâmpadas, atendimento móvel e cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, desde que o cliente se enquadre nos pré-requisitos do programa do Governo Federal. Nesta oportunidade, também serão trocadas 50 geladeiras de clientes pré-selecionados pela área social da Prefeitura Municipal. Adicionalmente, a companhia realizará um mutirão de manutenções na rede elétrica do município, com a participação de cerca de 50 colaboradores, que atuarão na poda de árvores próximas à rede elétrica e na correção de defeitos como estruturas degradadas e cabos em mau estado de conservação.

O posto de coleta do Ecoenel está instalado no Setor Noroeste, ao lado do Hospital Municipal e funcionará de segunda a sexta, das 6h às 10h, e das 13h às 17h. Na unidade poderão ser trocados os seguintes materiais: papel, papelão, livros, cadernos, garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza, latinhas de alumínio, latas de ferro e sucata metálica. Qualquer cliente, pessoa física ou jurídica, pode participar do programa. Basta ir ao ponto do Ecoenel com a conta de energia, definir o número da unidade consumidora que receberá o bônus e entregar os resíduos recicláveis. Os materiais são pesados e o valor em bônus é creditado na conta de energia. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

A Caravana #EnelporVocê será realizada na Feira Municipal Dona Lindinha, das 9h às 17h, onde os clientes da companhia poderão trocar, gratuitamente, até 10 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares –, que têm alto consumo de energia, por outras novas, de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos antigos. Uma Loja de Atendimento Móvel da Enel também ficará no local, disponibilizando todos os serviços disponíveis nas lojas tradicionais da empresa, como parcelamentos, religações, negociações de débitos, ligações novas e troca de titularidade. Os moradores de baixa renda do município, que possuem o Cadastro Único e se enquadram nos pré-requisitos do programa, também terão atendimento para se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica. Ainda no local, serão trocadas as 50 geladeiras doadas pela Enel para clientes necessitados, selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

O responsável pela Unidade Territorial Sul da Enel Distribuição Goiás, Rômolo Moreira, destaca que, além dos serviços e do atendimento à população, a companhia aproveita a oportunidade para realizar manutenções em formato de mutirão no município. “Os mutirões complementam nossa Caravana #EnelporVocê, pois aproveitamos a oportunidade para adiantar algumas ações previstas no nosso Plano de Manutenções visando a qualidade do fornecimento de energia. Além disso, é uma ótima ocasião para nos reunirmos com as equipes em campo e reforçar a importância da realização do trabalho seguro e com qualidade”, completa.

Em Cachoeira Dourada serão realizadas inspeções em cerca de 13 quilômetros de redes elétricas, com auxílio de drones e equipamentos térmicos, correções de 21 pontos com defeitos mapeados, podas em 38 árvores e limpeza de faixa se servidão em cerca de 6.600 metros quadrados na zona rural.

Investimentos

Desde 2017, a Enel Goiás já investiu R$ 5,5 milhões no sistema elétrico de Cachoeira Dourada, principalmente em obras para a melhoria da qualidade do fornecimento de energia, manutenção e digitalização das redes existentes, expansão do sistema e conexão de novos clientes. Rômolo Moreira explica que esse investimento contínuo tem contribuído para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico do município e diminuir as interrupções do fornecimento de energia, refletindo em melhorias nos indicadores de qualidade medidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Em 2017, quando a Enel assumiu a distribuidora, a cidade tinha uma frequência média de interrupções no fornecimento de energia (FEC) de 27 vezes ao ano e essas interrupções tinham uma duração média (DEC) de 50 horas. Este ano, em abril de 2022, os indicadores de qualidade apontaram melhoras expressivas: o FEC caiu para 8 vezes ao ano e o DEC baixou para 30 horas.

Rômolo Moreira ressalta que parte desse investimento reflete na intensificação do número de manutenções preventivas e corretivas no município. De acordo com ele, somente entre janeiro de 2021 e maio de 2022, a companhia já realizou 100 podas de árvores que estavam em contato com a rede, corrigiu 380 pontos de degradação, como cabos deteriorados, postes, cruzetas e isoladores danificados, e limpou cerca de 294 quilômetros quadrados de faixa de servidão na zona rural. Adicionalmente, foram inspecionados cerca de 235 quilômetros da rede elétrica, a fim de encontrar possíveis anomalias e programar as manutenções necessárias.

Aliadas às manutenções, a Enel tem investido fortemente na digitalização da rede elétrica de Cachoeira Dourada, por meio de equipamentos telecontrolados. Os aparelhos telecomandados permitem a operação do sistema elétrico de forma remota, pelo Centro de Operações, localizado em Goiânia, dando mais agilidade na retomada do fornecimento de energia em casos de falhas. Esses equipamentos podem ser religadores automáticos ou chaves telecomandadas de redes trifásicas. Até o momento, 23 telecontroles já estão em operação no município.

Ecoenel

Desde o início do projeto, em março de 2018, o Ecoenel coletou cerca de 3 mil toneladas de recicláveis no Estado de Goiás, resultado equivalente a uma economia de 14.888 mil MWh de energia ao mês, bastante para abastecer cerca de 7.298 residências no período. Neste período, a Enel Distribuição Goiás concedeu cerca de R$ 770 mil em bônus nas contas de energia elétrica de aproximadamente 5 mil consumidores.

Atualmente, existem outros oito postos de coleta do Ecoenel espalhados pelo Estado: dois em Goiânia, um em Trindade, um em Jandaia, um em Indiara, um em Itumbiara, um em Buritinópolis e um em Posse.

Além de Goiás, o programa Ecoenel é desenvolvido há 14 anos pela Enel no Ceará e no Rio de Janeiro, por meio das distribuidoras de energia Enel Distribuição Ceará e Enel Distribuição Rio. Para a diretora de Sustentabilidade da Enel no Brasil, Márcia Massotti, o programa se tornou referência e um modelo a ser multiplicado. “O Ecoenel não é um simples programa de desconto na conta de energia. Ele garante a destinação adequada dos resíduos recicláveis, ajuda no pagamento da conta de energia de muitas famílias e ainda contribui com as melhores práticas ambientais e sociais em prol de toda a sociedade”, reforça a diretora.

Serviço

Caravana #EnelPorVocê em Cachoeira Dourada

Quando: quarta-feira (15).

Horário: 9h às 17h. Cerimônia de abertura: 9h.

Local: Feira Municipal Dona Lindinha.

Serviço

Inauguração do Ecoponto em Cachoeira Dourada

Quando: quarta-feira (15).

Horário: 9h às 17h.

Local: Avenida Eduardo Soares Ferreira, Setor Noroeste, ao lado do Hospital Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!