Inaugurada em 07 de janeiro de 2020 para ajudar pequenos cooperados a complementarem a renda em suas propriedades rurais (a maioria é pequeno produtor de leite), a Feira da Agricultura Familiar faz parte de um projeto antigo da Cooperativa Mista dos Produtores de Leite, Complem, o Renda Complementada.
São 50 famílias que trazem para a Feira tudo o que é produzido em suas pequenas propriedades: milho, abacaxi, hortaliças, frutas, verduras, legumes, doces, carnes defumadas, chopp artesanal, pamonha, plantas ornamentais e artesanato.
A Feira foi padronizada: toda a estrutura, os aventais, bancas e o espaço físico, tudo doado pela Complem. A Feira acontece toda terça-feira, das 17h às 20h, no estacionamento do Supermercado Complem. Durante duas semanas esteve suspensa atendendo aos Decretos Estadual e Municipal diante da pandemia da Covid-19, mas na semana passada voltou a funcionar seguindo todas as orientações dos órgãos competentes: os organizadores e os produtores rurais tomaram todos os cuidados necessários. Já na entrada, a população é recebida com álcool 70% e são oferecidas luvas. As bancas mantêm a distância recomendada, os produtores usam máscaras, a praça da alimentação está funcionando em sistema Delivery, além disso, o horário de funcionamento foi estendido, das 16h às 20h. Toda segunda, um dia antes da Feira, o Corpo de Bombeiros está fazendo a desinfecção do local com produtos específicos. Tudo isso, para oferecer uma segurança maior aos feirantes e à população.
Todos esses padrões adotados pelos organizadores e produtores rurais chamaram a atenção e serviram de modelo para outras feiras livres do estado, conforme divulgação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A SEAPA divulgou essa semana em suas redes sociais o exemplo da Feira da Agricultura Familiar Complem que deverá ser seguido.