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A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) autorizou o início de mais duas obras rodoviárias com investimentos de R$ 132 milhões do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra).

Foram assinadas ordens de serviços para a duplicação da GO-210, no perímetro urbano de Rio Verde sentido Montividiu, e para a pavimentação da GO-309, de Cristalina até a ponte da divisa, em Unaí (Minas Gerais).

MAIS AGILIDADE NO TRANSPORTE DE GRÃOS
As empresas contratadas devem começar a mobilização de maquinário e preparação do canteiro para execução das frentes de trabalho logo após o período chuvoso. A duplicação da GO-210 terá 7,4 quilômetros de extensão e atenderá a uma demanda antiga dos produtores da região, já que o trajeto dá acesso a Tecnoshow Comigo – Feira de Tecnologia em Agronegócio. Além disso, as obras vão proporcionar mais desenvolvimento estratégico e auxiliar no fomento ao turismo.

Já a pavimentação da GO-309, entre Cristalina e a ponte da divisa, em Unaí (Minas Gerais), vai beneficiar tanto o Entorno do Distrito Federal quanto o Leste goiano. Ao todo 33,52 quilômetros receberão intervenções que vão garantir mais agilidade no transporte da produção regional, com destaque para os grãos. Os recursos do Fundeinfra são geridos pela Seinfra e as obras são executadas pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), sob a supervisão da Infraestrutura.

Com a entrada de mais essas duas obras no trecho, o Fundeinfra já contabiliza cinco em execução e uma concluída – a restauração de 41 quilômetros da GO-080, de Goianésia a Barro Alto, entregue em outubro – além das rodovias que estão em fase de licitação dos projetos executivos de engenharia.

“Em comparação com a trajetória de estados que têm fundos semelhantes ao nosso, considero um saldo positivo, sobretudo levando em conta que tivemos, efetivamente, menos de seis meses para trabalhar as obras em 2023, após a constituição do Conselho Gestor do Fundeinfra e a definição final da carteira de obras pelo setor produtivo, o que ocorreu em agosto”, avalia o secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales.

Existe um processo administrativo desde a definição de quais rodovias vão receber intervenções até chegar o maquinário ao trecho. “Para executarmos uma obra de infraestrutura rodoviária passamos por três processos licitatórios; o primeiro do projeto executivo, depois da obra em si e ainda da supervisora da obra, que é uma terceira empresa, imparcial, que fará o controle tecnológico do que está sendo realizado pela contratada”, pontua o secretário.

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