Spread the love

O número de vereadores em Morrinhos saiu de 13 para 15 com isso as chapas dos partidos na próxima eleição poderão ter até 16 candidatos respeitando o percentual de cotas obrigatórias.

No momento no município o partido mais organizado é os PROGRESSISTAS (PP) que já trabalha na composição de uma chapa muito produtiva. Atualmente o partido conta com a vereadora Sirlene e o vereador Wesley Santos. No próximo ano será aberta a janela partidária e o partido vai receber o vereador Wellington Dias, Alex Timbete e Carlos Bocudo e vai se tornar a maior bancada partidária do parlamento Morrinhense.

O partido vai apostar no famoso Chapão que é uma chapa com nomes fortes e bons de voto que vai dar dinâmica a chapa sendo todos em um nível parecido de trajetória política. O chapão em um mirante se tornou a melhor forma de ir às urnas após o fim das coligações.

Com nomes tradicionais e bons de voto a chance de o partido bater mais rápido o chamado quociente eleitoral é enorme, e cada quociente batido pelo partido o mais votado entre eles está eleito, lembrando que os demais partidos precisam bater esse quociente eleitoral, caso contrario não vão eleger vereador e aumenta a chance de outro partido como o caso do PP seguir elegendo vereador.

Um exemplo claro é o MDB que lançou um chapão de deputados estaduais e fez 6 deputados sendo o segundo, terceiro, quarto e quinto os mais votados no geral. O partido só não conseguiu emplacar mais deputados eleitos pelo fator chamado Bruno Peixoto que teve uma votação fora do comum.

Partidos que chegar sem chapa completa e com pouca densidade de voto nas eleições de 2024 pode ser engolido por partidos como o PP que vem no chapão e um chapão forte, quem prega que chapa não tem que ter vereador com mandato e nem puxador de voto, ainda não entendeu o novo sistema eleitoral sem as coligações.

Por: Leonardo Moreira, Radialista (RP: 0005323/GO) Jornalista (RP: 0004224/GO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!