ULTIMAS NOTICIAS

Projeto apoiado pela Emater incentiva produção de grãos agroecológicos em Anápolis

Spread the love

O projeto de Produção de Grãos em Sistema Agroecológico se iniciou em 2019, através de parceria estabelecida entre o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), e a Embrapa Arroz e Feijão e a Associação de Produtores Agroecológicos de Anápolis e Região (Aproar). Através da Emater, técnicos da Embrapa entraram em contato com produtores, propriedades e o trabalho desenvolvido na feira livre. Eles consideraram que o ambiente possuía as condições adequadas para implantação do projeto e, desta forma, a colaboração se constituiu.

Após as reuniões necessárias ao estabelecimento das parcerias com as entidades envolvidas e a seleção de produtores, foram iniciadas as fases de campo, com a inserção de áreas com adubação verde (crotalária, feijão Guandu e milheto), visando posterior cultivo de feijão. Todo o processo se deu pelo sistema agroecológico, ou seja, sem utilização de sementes transgênicas, defensivos e adubos químicos prejudiciais ao meio ambiente e a saúde dos consumidores.

O objetivo do projeto é promover a inserção da produção de grãos em sistema agroecológico em uma comunidade de agricultores familiares de Anápolis e região. Foram disponibilizadas informações sobre práticas e tecnologias produzidas na Fazendinha Agroecológica, prontas para adoção pelos produtores da Aproar. O plantio de grãos nas propriedades ocorreu por meio de tecnologia para cultura de milho verde e feijão. As áreas utilizadas se encontravam em pousio (descanso), após dois a três anos de cultivo com hortaliças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!