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Aprender desde cedo como gerenciar as finanças pode facilitar muito a vida adulta. Com este pensamento, a professora Sônia Alexandre decidiu implantar no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Francisco Maria Dantas, de Goiânia, o projeto de educação financeira “Cidade Inteligente na Mente”.

Voltado para estudantes dos 6° e 7° anos do ensino fundamental, o projeto promove, a partir da simulação de construção de uma cidade, habilidades de gestão financeira e cidadania fiscal. O objetivo é ensinar aos jovens conhecimentos matemáticos, com práticas da educação financeira, tributária, investimentos e vendas, além de incentivá-los a realizar as atividades em sala de aula.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA
No projeto, os alunos começam as atividades sem saldo e vão ganhando dinheiro fictício ao longo das aulas. A cada mês, com as aulas, atividades e exercícios, os estudantes aumentam as porcentagens do “salário” por cumprir a obrigação. As atividades na cidade refletem situações reais, já que os estudantes passam a desempenhar funções no município imaginário.

A “Cidade Inteligente na Mente” completa um ano em agosto. Para Sônia Alexandre, que é professora de matemática no Cepi Francisco Maria Dantas, a ideia é preparar os alunos para tomadas de decisões futuras mais seguras. “A partir deste projeto, pretendo mostrar os caminhos e as oportunidades que estes jovens terão para que sejam pessoas esclarecidas a respeito de finanças”, afirma ela.

A professora explica que a ideia surgiu da própria experiência de vida, das dificuldades, do difícil acesso aos investimentos e das dificuldades de gerenciamento financeiro. “Agora que represento o estado me sinto na obrigação de passar esses ensinamentos aos meus alunos, para que eles tenham mais facilidade em lidar com dinheiro na vida adulta”, destaca.

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