setembro 23, 2021

PLANTÃO MORRINHOS

NOTICIAS E OPINIÃO COM CREDIBILIDADE

Retomada obra do Colégio Estadual Nazir Safatle

Spread the love

Lideranças comunitárias, professores e ex-alunos acompanharam, na manhã desta terça-feira (18/5), a assinatura da ordem de serviço para a retomada das obras no Colégio Estadual Nazir Safatle, em Goiânia. A construção da unidade escolar foi iniciada em 2009 pelas gestões anteriores e paralisada desde então.

Ao todo, o Governo de Goiás destinou R$ 2,6 milhões (2.669.252,02) para a conclusão do novo prédio. Os investimentos são resultado do compromisso do governador Ronaldo Caiado no sentido de retomar obras abandonadas por gestões anteriores e assegurar condições dignas para alunos e professores nas estruturas da rede de educação. “Todos os esforços que realizamos visam avançar ainda mais a qualidade do ensino no Estado, para que permaneça como referência para o Brasil”, afirma.

“Aqui nós não estamos retomando uma obra, estamos retomando uma história”, afirmou a coordenadora regional de Educação de Goiânia, Enicléia Morais, durante a solenidade. Segundo ela, o momento é de celebração para a comunidade escolar que, nos últimos 10 anos, viu as obras serem iniciadas e paralisadas diversas vezes.

O professor Marcelo Fernandes Santos foi gestor do Colégio Estadual Nazir Safatle, entre os anos de 2011 e 2014, e celebrou o reinício das obras. Ele relembra a época em que a construção da escola foi iniciada e como ocorreu o processo de realocação dos estudantes e das equipes para outros prédios.

“Em 2009, foi emitida a ordem de demolição para a construção de uma nova Escola Padrão Século XXI. A previsão era que em dois anos fosse concluída a escola e a gente, naquela época, precisou mudar a infraestrutura do colégio para outros dois locais”, conta Marcelo.

De acordo com o ex-gestor da unidade, antes do início da construção do novo prédio os cerca de 500 alunos matriculados à época precisaram ser remanejados para locais temporários que não atendiam à demanda. Segundo Marcelo, nesse período foi registrado um grande número de transferências para outras escolas estaduais e para outras redes de ensino.

Em 2013, a escola passou a funcionar de forma conjugada em ambiente do Colégio Estadual Jayme Câmara, local onde continuou atendendo aos alunos e à comunidade escolar. Até que, em 2014, o funcionamento da unidade foi paralisado e os alunos transferidos para outras escolas da rede estadual, inclusive para o Centro de Ensino em Período Integral Ismael Silva de Jesus, que funciona na região.

Para o ex-gestor, o anúncio da retomada das obras nessa nova gestão enche os ex-professores e ex-alunos de esperança. “Apesar de ter várias outras unidades na região, o Nazir era uma referência pela localização estratégica em relação ao transporte e aos demais serviços. Essa é uma região que tende muito a crescer e o colégio será muito importante para o pessoal da região noroeste”, ressalta.

Padrão Século XXI

Construído no modelo arquitetônico Padrão Século XXI, o prédio do Colégio Estadual Nazir Safatle contará com 12 salas de aula, quadra esportiva, laboratórios de informática e de ciências, biblioteca, auditório e cozinha com despensa.

Para a concretização desses ambientes, o projeto inclui também a revitalização do telhado, realização do acabamento nos pisos e paredes, instalação de portas e janelas, construção de uma subestação de energia e a adequação dos espaços para a acessibilidade e prevenção e combate a incêndios.

Para Ana Maria dos Santos Lucas, ex-professora da unidade e que ainda atua como professora de língua portuguesa na rede estadual de Educação, a expectativa é que tudo isso fique pronto o mais breve possível.

“Dos lugares que eu trabalhei, esse aqui ficou na história. Quando eu fiquei sabendo do reinício das obras, eu falei ‘não vejo a hora de conhecer o prédio novo’. Isso, para mim, é um presente e eu não imaginava. Eu pedi para Deus para eu aposentar aqui e, se Deus quiser, vai ser possível”, concluiu a professora.

Foto: Solimar de Oliveira

Fonte: Seduc – Governo de Goiás

error: Content is protected !!