ULTIMAS NOTICIAS

Operação nacional confirma desmatamento irregular em Morrinhos

A Operação Nacional Mata Atlântica em Pé, que envolveu o Ministério Público de Goiás (MP-GO) e órgãos ambientais, identificou 511 hectares – equivalente a 5 km² – desmatados irregularmente em cinco cidades de Goiás. O MP-GO e a Secima confirmaram que os municípios vistoriados foram Morrinhos, Corumbaíba, Caçu, Itumbiara e Paranaiguara.

Durante a ação das entidades, realizada na última semana, foram emitidas nove infrações cujas multas somam R$ 2.073.000,00.

Em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e os órgãos ambientais estaduais a operação também agiu em outros 14 estados e identificou o desmatamento de 5.285 hectares de mata de 517 propriedades. O total de multas emitidas foi de R$ 20.640.112,00.

A operação teve por objetivo proteger e recuperar o bioma, que é um dos mais destruídos e explorados do país, a partir da identificação das áreas degradadas nos últimos anos e dos responsáveis pelas agressões, cobrando a reparação dos danos e outras medidas compensatórias.

Mata Atlântica

O bioma da Mata Atlântica está presente em 17 estados brasileiros e cobre (em sua extensão original) cerca de 13% do território nacional, onde vivem aproximadamente 140 milhões de pessoas, que dependem das múltiplas funções ambientais da Mata Atlântica. Restam apenas cerca de 10% da mata original. Apesar disso, continuam ocorrendo desmatamentos em toda a sua extensão.

COMPARTILHAR:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!