setembro 23, 2021

PLANTÃO MORRINHOS

NOTICIAS E OPINIÃO COM CREDIBILIDADE

Professor de História da UEG Morrinhos lança segunda edição de livro sobre Santa Dica

Spread the love

O Prof. Dr. Robson Gomes Filho lançou recentemente uma segunda edição de sua obra acadêmica intitulada: Carisma, Legitimidade, e Dominação Religiosa, Santa Dica e a congregação redentorista em Goiás.

“O livro trata-se da minha dissertação de mestrado, defendida em 2012 pela UFOP. Eu a publiquei como livro na primeira edição em outubro de 2017, pela editora Prismas, mas já estava esgotada há mais dois anos. Como a editora Prismas foi comprada pela Apris, eu preferi publicar a segunda edição pela KDP (Kindle Direct Publishing), da Amazon. Assim, ela está disponível em ebook na Amazon (basta baixar o aplicativo Kindle em qualquer smartphone ou comprar o aparelho Kindle, da Amazon) e no formato impresso. No impresso, todavia, só está disponível por enquanto nas lojas Amazon dos EUA e Europa. Mas dá pra fazer o pedido que eles mandam. no livro eu analiso o caso de Santa Dica, líder do único movimento popular de caráter messiânico de Goiás. Ela se tornou uma forte liderança religiosa e política, despertando adversários poderosos, dentre eles a Igreja Católica. Meu foco é, portanto, a análise da condenação religiosa que ela sofreu pela Igreja, por meio dos missionários Redentoristas, entre 1923 e 1925.” Afirmou Robson.

O Prof. Dr. Robson possui graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás (2009), Mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012) e Doutorado em História em regime de dupla-titulação pela Universidade Federal Fluminense e pela Katholische Universität Eichsttät-Ingolstadt (Alemanha). É vencedor do Prêmio Leila Marrach de melhor tese de doutorado pela Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR) de 2019. É membro pesquisador da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo. É professor efetivo da do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência de pesquisa e publicações na área de História, com ênfase em História das religiões e História regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil e Goiás na Primeira República, história e sociologia da religião, história da Igreja Católica no Brasil e na Alemanha, ordens e congregações religiosas católicas e movimentos messiânicos/milenaristas.

error: Content is protected !!