ULTIMAS NOTICIAS

História em foco

Sabe-se que o tombamento é um ato de reconhecimento de valor histórico, artístico e cultural, transformando-o assim em patrimônio publico, com a finalidade de proteção e respeito à memoria cultural que esta ali representada. Pois bem, andando pelas ruas da nossa belíssima cidade (Morrinhos-GO), nos deparamos com alguns desses patrimônios, ao exemplo do belíssimo colégio “Senador Hermenegildo de Morais”, bem como a própria residência do histórico Hermenegildo de Morais, que além de deixarem as ruas de nossa cidade mais bela, dão a pacata cidade, um ar histórico como de poucas outras, e com um reconhecido acervo cultural.

Queremos deixar em foco, a ideia de que a modernidade arquitetônica em Morrinhos, uma caminhada de mãos dadas com suas raízes culturais e artísticas, visto que, nem sempre é necessário “tombar” um patrimônio, para que seja mantida sua fachada emblemática e histórica. Varias casas e ate mesmo pontos de comercio, mantem seus estilos de construção a décadas, e hoje em dia passam por uma reconstrução que não deixa de manter o estilo, optado pela restauração, unida com os elementos modernos da arquitetura, é o caso de um novo ponto de comercio situado na “Rua Goiás”, onde o proprietário, valorizando as estruturas já solidificadas, optou pela restauração e nos enche os olhos de graça, ao ver seu lindo empreendimento.

Por fim, deixo aos leitores, a reflexão sobre a belíssima herança cultural que as ruas de nossa cidade guardam, e quando estamos nos nossos dias, cheios de afazeres, normalmente não paramos para apreciar as belezas que se encontram elas. Em seus próximos passeios pela cidade de Morrinhos, mesmo que breves e desatentos, se atentem para a arquitetura, que ainda persiste, apesar das décadas e do “novo”, não somente mostrado sua beleza, mas guardando a nossa história.

Por: João Vitor Castilho Fernandes; Graduando do curso de Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Goiás- Campus Morrinhos.

COMPARTILHAR:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *