O professor Morrinhese Dr. Robson Gomes Filho, coordenador do curso de História e docente do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (UEG), vai ministrar nesta terça-feira, 6, uma palestra em evento realizado na Katholische Universität Eichstätt-Ingolstadt, na Alemanha.
A palestra intitulada “Adaptaciones, extrañamientos y fronteras: Las percepciones/acciones de los misioneros redentoristas alemanes frente a las fronteras culturales en Brasil” (Adaptações, estranhamentos e fronteiras: as percepções/ações dos missionários redentoristas alemães diante das fronteiras culturais no Brasil) será apresentada em um colóquio organizado pelo Zentralinstitut für Lateinamerikastudien – Zilas (Instituto Central de Estudos Latino-Americanos) da Katholische Universität. A apresentação será feita em língua espanhola e os debates em espanhol, inglês, português e alemão.
A exposição é uma das atividades que o prof. Robson está realizando em seu período de pesquisador visitante na universidade alemã, entre novembro de 2022 e janeiro de 2023. O professor conta que teve seu primeiro contato com a Katholische Universitat Eichstatt-Ingolstadt durante seu doutorado, quando estabeleceu uma rede de contatos e pesquisas com pesquisadores alemães e latino-americanos. “Neste período em que estou atuando como pesquisador visitante, tenho a oportunidade de aprimorar em muito minhas pesquisas e contatos, pois além da importante experiência científica, tenho podido coletar bibliografias e fontes que certamente utilizarei na minha profissão docente e como pesquisador no Brasil”, afirma. “Enquanto coordenador do curso de História da UEG, estou buscando ainda importantes parcerias com o Zilas e a Katholische Universität, que, se bem sucedidas, possibilitarão importantes intercâmbios estudantis e de pesquisas para nosso curso”, completa.
Além do período como pesquisador visitante na Katholische Universität, o professor também participou no ano de 2022 de outros eventos internacionais, como o Council for Research in Values and Philosophy (Conselho de Pesquisa em Valores e Filosofia), do McClean Center, da Catholic University of America, em Washington, nos Estados Unidos, que discutiu questões relativas a políticas e conflitos internacionais, com participação de pesquisadores de 14 países diferentes. No final de setembro, o professor participou também, junto com o prof. Dr. João Paulo de Paula Silveira, de um colóquio latino-americano também organizado pelo McClean Center.
Sobre o palestrante
Robson Gomes Filho – Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás; Mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto; Doutorado em História em regime de dupla-titulação pela Universidade Federal Fluminense e pela Katholische Universität Eichsttät-Ingolstadt (Alemanha). É vencedor do Prêmio Leila Marrach de melhor tese de doutorado pela Associação Brasileira de História das Religiões de 2019. É membro pesquisador da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo. É professor efetivo da do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência de pesquisa e publicações na área de História, com ênfase em História das religiões e História regional, atuando principalmente nos temas: Brasil e Goiás na Primeira República, história e sociologia da religião, história da Igreja Católica no Brasil e na Alemanha, ordens e congregações religiosas católicas e movimentos messiânicos/milenaristas.