ULTIMAS NOTICIAS

Em aniversário de 81 anos da Academia de Polícia Militar, Governo de Goiás inaugura complexo de ensino da instituição

Spread the love

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), inaugurou nesta sexta-feira (11/06) um complexo de ensino na Academia de Polícia Militar, em Goiânia. O espaço, que possuía estrutura antiga, foi completamente reformado. A entrega da obra marca o aniversário de 81 anos da instituição de ensino, destinada à formação e capacitação dos policiais militares do Estado.

O chefe da SSP-GO, Rodney Miranda, destacou, durante a solenidade, o importante papel que a PM desempenha hoje, em Goiás, no combate à criminalidade. “O trabalho de vocês é um trabalho de excelência, é um trabalho que muito honra todos vocês perante a sociedade goiana. Um trabalho digno de aplausos. Sintam-se acolhidos e apoiados em todas as iniciativas que estão fazendo para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, disse.

O complexo de ensino conta com oito salas de aula, espaço para atividade física, refeitório, salão e sessões administrativas do Corpo Musical da Polícia Militar. A obra foi viabilizada com recursos do Tesouro Estadual e teve custo total de R$ 991.591,29. Para o Comandante Geral da PMGO, Coronel Renato Brum dos Santos, a reforma reforça a valorização dada pela atual gestão do Governo de Goiás à formação de qualidade das forças policiais. “Toda a especialização, todo aperfeiçoamento, passa por esse solo sagrado. A academia é o nosso berço. Aqui começa a Polícia Militar”, ressaltou.

Durante a cerimônia também foi realizada a formatura da 10ª turma do Curso de Instrutores de Tiro (CIT) – Coronel Edson Rodrigues dos Santos. O nome homenageia o bravo guerreiro da PMGO, vítima da Covid-19. A esposa do militar, Cleubia Pires Soares Correa, participou do evento e foi homenageada, em nome do profissional. “Ele dedicou boa parte da sua carreira à área de armamento da Polícia Militar. Agradeço sua família por ter emprestado o nome dele à turma”, afirmou o Comandante da Academia, Coronel Marco Antônio de Castro Guimarães.

Ao todo, 23 alunos foram capacitados para ministrar instrução sobre o emprego e manuseio de armas de fogo. O curso teve duração de três meses. “Preparamos instrutores de tiro para formarem multiplicadores em todas as unidades da PMGO, atendendo uma demanda importante e necessária”, pontuou. A previsão é de que uma nova turma de instrutores seja iniciada já em agosto deste ano.

Academia de Polícia Militar Conde dos Arcos

A Academia da Polícia Militar de Goiás foi fundada em 11 de junho de 1940. Desde 2010, o local também passou a ser sede do Comando da Academia da PM, tendo como objetivo principal a coordenação, execução e o controle das atividades de ensino de Oficiais e Praças da Polícia Militar do Estado. “Chega aos dias atuais com reconhecimento do Ministério da Educação e do Conselho Estadual de Educação de Goiás, como instituição de ensino superior, responsável pela formação, aperfeiçoamento, capacitação, graduação”, destacou o Coronel Castro.

O local possui ainda pioneirismo, com a criação do primeiro curso de doutorado da Polícia Militar em todo o país. “Atualmente, sedia o curso de doutorado na área de Direito Humanos, em parceria com a UFG [Universidade Federal de Goiás], sendo a primeira Academia da PM no Brasil a realizar o doutorado”, enfatizou. A Academia da Polícia Militar de Goiás recebeu nome próprio em 2020, sendo batizada de “Academia Conde dos Arcos”, conforme a Portaria nº 13.144 de 28 de abril de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!